High School

High School é como chamamos para o período de Ensino Médio que o aluno gostaria de fazer no exterior.

Fazer o High School no Canadá é uma experiência maravilhosa, tanto culturalmente pois terá o contato em sala de aula com alunos do mundo todo, com os Canadenses de várias etnias , quanto também um crescimento emocional, pessoal.
 
Você passará o seu período de Ensino Médio estudando seja por um semestre ou para se graduar, mas em inglês e com costumes e hábitos Canadenses. Morar esse tempo longe dos seus pais mas com uma família estrangeira te trará fortes emoções e desenvolvimento emocional, pois aprenderá a rotina de uma família canadense desde o café da manhã, pegar o “ônibus amarelo” para a escola ou o transporte público ou até mesmo uma Bike, levando seu lanchinho do almoço e estudando das 9am as 3pm de segunda a sexta. Passará o jantar conversando em inglês com sua “new family” e assistirá TV com seus “siblings” sem legenda 😱
 

Entenda como funciona o High School:

O semestre letivo para o High School no Canadá dura 5 meses e os inícios são sempre em Setembro (data principal) e em Janeiro (segundo semestre). Na semana que antecede o início do curso, os alunos fazem uma semana de orientação e adaptação principalmente para as questões escolares, porque diferente do Brasil, lá eles escolhem os cursos que querem fazer. Claro que isso tudo dentro do que a grade curricular oferece. Além disso, tem o teste de inglês que é feito para medir o nível do aluno e então fazer a colocação junto aos outros estudantes.
 
Quando a opção do curso é de 1 semestre existe a obrigação de cursar: Matemática, Inglês, Ciências Sociais (História, Geografia) e Ciências (Física, Química ..)
Optando por um ano completo além dessas matérias obrigatórias é possível escolher cursos eletivos como robótica, artes, marcenaria, culinária ou seja aulas mais específicas visando a formação posterior (faculdade).
 
Para fazer a matrícula é necessário apresentar a tradução juramentada do histórico escolar dos últimos 3 anos, cópia simples do passaporte e dependendo da escola ou província é pedido carteirinha de vacinação, uma carta de intenção e até mesmo uma carta de referência (de um professor brasileiro). Eles tomam por base as notas desse período.
 
Os cursos custam, semestralmente, em torno de $ 4.500,00 e além desse valor é necessário incluir a acomodação que é feita em casa de família canadense com todas as refeições incluídas, gastos do dia a dia: transporte, passeios, compras..
 
O ritmo de vida é normal, com isso quero dizer que não é porque é um estudante internacional que as escolas “pegam leve” ou relevam nas provas, tarefas e apresentações de trabalhos e com isso é possível repetir de ano. O mesmo vale para a hospedagem. Não é necessário fazer limpeza, mas é imprescindível deixar o quarto organizado e fazer pequenos afazeres: tirar a mesa, de repente levar o lixo para fora, arrumar a cama…. 
 
A Canadá Destino trabalha com todas as províncias e cidades, de grande centro a interior, para que você escolha o melhor lugar para estudar.