Pós

FACULDADE/UNIVERSIDADE

Fazer um curso de graduação ou pós-graduação no Canadá permite que você trabalhe enquanto estuda por até 20 horas semanais e, também, que obtenha a permissão de trabalho após formado para apenas trabalhar por até 40 horas semanais, pela mesma duração do curso concluído.

Em resumo, isso significa que ao se formar em uma instituição de nível superior, o aluno poderá requerer sua PGWP (Post Graduation Work Permit), que dará direito ao mesmo de adquirir experiência profissional no mercado canadense, em sua área de estudo e atuação.

Alguns cursos superiores também oferecem a opção de estágio/Co-op após a conclusão do curso ou intercalado entre os semestres de estudo.

Os cursos em faculdades e universidades são ministrados por semestre, onde cada semestre canadense tem duração de 4 meses (Setembro~Dezembro/Janeiro~Maio/ Maio~Agosto = esse normalmente é férias, mas alguns cursos tem aulas também neste semestre).

O ano letivo canadense inicia-se em Setembro, dessa forma, 100% dos cursos iniciam em Setembro, cerca de 50% iniciam em Janeiro e apenas cerca de 10% têm início em Maio.

Os valores também são em geral cobrados por semestre. A média é de CAD 6.500,00 por semestre, somente o curso.

– DURAÇÃO DA PGWP

A PGWP é uma permissão de trabalho concedida pelo governo para aqueles que, entre outros critérios, se formam em cursos full-time (tempo integral) de duração mínima de 8 meses, em uma instituição governamental designada pelo governo canadense. Sua validade é determinada com base no tempo total do curso concluído pelo aluno, podendo ter uma duração mínima de 8 meses e máxima de 3 anos. Isso significa que, se o aluno se formar em um curso de 1 ano, o mesmo terá direito a uma permissão de trabalho também de 1 ano. Se a duração do curso for de 4 anos, por exemplo, o aluno será elegível a uma PGWP de 3 anos, sua validade máxima.

A validade da PGWP não poderá ser superior à duração do curso do aluno.

– QUEM SE QUALIFICA PARA A PGWP

Além de cumprir e se enquadrar em alguns critérios e regras determinados pelo governo canadense, para que o aluno seja elegível à requerer essa autorização de trabalho, é imprescindível que a duração do curso seja de no mínimo 8 meses.

– POSSIBILIDADE DE IMIGRAÇÃO – EXPRESS ENTRY

O Canadá é um país com leis imigratórias mais flexíveis se comparado à outros destinos, uma vez que permite ao estudante trabalhar durante o período de estudos na faculdade ou universidade e, eventualmente, caso seja de seu interesse, poderá aplicar para residência canadense, através do programa Express Entry.

Se o objetivo é a imigração, sugerimos cursos com duração de 2 anos, que sejam elegíveis à receber uma PGWP válida por 2 ou 3 anos após a conclusão do período de estudos, o que irá conceder a você a possibilidade de aumentar seu tempo de permanência no país.

Ter uma maior permanência, com permissão de trabalhar, irá proporcionar a obtenção de experiência de trabalho no mercado canadense, viabiliza a formação de contatos e parcerias (network), o que eleva as chances do aluno de atender aos critérios do Express Entry.

De acordo com a regra atual de imigração, esse programa exige a comprovação mínima de 12 meses de trabalho remunerado no Canadá, período full-time (30 horas semanais), em profissões em demanda no país, que são as centenas de opções registradas no NOC. O NOC deverá ser 0, A ou B, não pode ser qualquer trabalho.

O NOC (National Occupational Classification), é o recurso autoritário sobre a informação ocupacional no Canadá. Ele é utilizado diariamente por milhares de pessoas que buscam uma melhor compreensão e entendimento em relação aos trabalhos encontrados em todo mercado de trabalho do Canadá. É possível obter maiores informações, bem como consultar a lista completa de profissões no site oficial do governo canadense. (http://www5.hrsdc.gc.ca/NOC/English/NOC/2011/Welcome.aspx)

Outra novidade é a possibilidade do cônjuge ir com uma permissão de trabalho aberta (Open Work Permit), de modo que poderá trabalhar legalmente por até 40 horas semanais, enquanto o outro estuda.

– PRÉ-REQUISITOS

➔ Provar fluência no idioma através de testes de proficiência como o IELTS ou TOEFL
➔ Fazer o pagamento da taxa de matrícula
➔ Enviar juntamente com a matrícula o histórico escolar do Ensino Médio (traduzido e juramentado), histórico escolar da faculdade (traduzido e juramentado – apenas para pós-graduação), diploma da faculdade (traduzido e juramentado – apenas para pós-graduação), cópia do passaporte válido e o resultado obtido no IELTS ou TOEFL.

Alguns cursos específicos requerem mais documentações, como portfólios, currículos, experiência de trabalho na área, carta de recomendação do empregador, entre outros.

UNIVERSITY\COLLEGE PATHWAY

Além dos exames de proficiência, existe também a possibilidade do aluno fazer um curso de nglês ou francês acadêmico na própria faculdade\universidade, ou em uma escola de idiomas parceira da instituição de seu interesse, podendo ingressar no curso superior sem a necessidade de prestar as provas.
Esse programa feito nas escolas de idiomas é conhecido como Pathway. O Pathway nada mais é do que um curso de inglês ou francês acadêmico, para aqueles que já possuem um nível mais avançado no idioma, porém que ainda não é suficiente para entrar diretamente no curso superior.

É importante ficar atento, pois existem cursos que não aceitam a conclusão do Pathway como prova de proficiência no idioma e, portanto, exigem que o aluno obrigatoriamente apresente o resultado obtido em um exame de proficiência. Se o aluno estiver no Canadá, mediante o pagamento de uma taxa, poderá fazer o teste de inglês\francês da própria faculdade\universidade, se livrando da obrigação de apresentar qualquer outra comprovação de proficiência.

MESTRADO

– PRÉ-REQUISITOS

➔ Provar fluência no idioma através de testes de proficiência como o IELTS ou TOEFL
➔ Enviar juntamente com a matrícula o histórico escolar da faculdade (traduzido e juramentado), diploma da faculdade (traduzido e juramentado), cópia do passaporte válido, carta de recomendação do empregador (em inglês), carta de recomendação de um professor (em inglês), carta de apresentação/intenção (em inglês) e o resultado obtido no IELTS ou TOEFL.

Algumas instituições requerem experiência de trabalho na área, bem como a apresentação das notas do GMAT e/ou GPA.

Canadá Destino possui parceria com as melhores universidades do Canadá, que oferecem cursos de mestrado em diversas áreas:

➔ Ciências Atuárias
➔ Computação Aplicada
➔ Economia e Política Aplicada
➔ Educação
➔ Engenharia Mecânica (automotiva)
➔ Gestão (Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade Internacional e Finanças, Gestão da Produção e Logística e Supply Chain)
➔ Biotecnologia Médica
➔ Entre outros

Entre em contato conosco e converse com uma de nossas consultoras especializadas. Elas poderão auxiliá-lo com suas dúvidas, bem como com maiores informações à respeito dos programas, ajudando a encontrar a melhor opção de programa para você.